A Hyundai prepara mais um modelo para enriquecer a gama eléctrica. Chama-se Concept Three o protótipo revelado no salão automóvel de Munique, naquele que é um avanço para o futuro Ioniq 3.
Com 4,29 metros de comprimento por 1,94 de largura e 1,43 de altura, a berlina compacta exibe proporções particularmente desportivas, como se percebe na linha inclinada do tejadilho e na linha de cintura ascendente.
O visual quase recorda o Hyundai Veloster que marcou as estradas da América do Norte entre 2018 e 2022, quase como se fosse uma espécie de sucessor espiritual daquele exemplo, mas agora alimentado a electrões.
Arte em metal
O mundo do aço e da metalurgia serviu de inspiração aos estilistas da Hyundai na criação deste Concept Three, com a ligação à família Ioniq a estar patente numa assinatura luminosa pixelizada que até pode exibir mensagens,.
Os volumes fluidos e as linhas precisas patentes nesta filosofia Art of Steel têm como papel principal, segundo a construtora sul-coreana, evocar qualidades estéticas como força, suavidade e eternidade.
O que não foi ignorado foi a postura desportiva do protótipo com perfil Aero Hatch, como se percebe no divisor frontal e na asa traseira sobre a porta vertical da bagageira.
E depois é a presença da mascote Mr. Pix, uma personagem invocadora de curiosidades e emoções através de elementos de estilo interactivos que se prolongam de fora para dentro do habitáculo.
Para melhor acesso aos bancos traseiros, já não é nenhuma surpresa a abertura antagónica das portas num protótipo que se quer disruptivo como o Concep Three.
A Hyundai optou por cores alegres e pelas texturas originais dos tecidos obtidos a partir de resíduos plásticos e da espuma de alumínio leve, sem deixar de dar um toque de excentricidade ao tom geral.
E depois são os pequenos ecrãs com os widgets modulares Bring Your Own Lifestyle (BYOL) a reforçar o ambiente futurista a bordo com experiências personalizadas a bordo.
600 km de autonomia
O que fica por saber são os dados técnicos que poderão ser plasmados no futuro Ioniq 3 mas, à partida, deverá usar a mesma plataforma E-GMP de 400 volts do grupo Hyundai que já serve os Kia EV3 e Kia EV4.
A confirmar-se essa opção, aquele "eléctrico" beneficiará da tracção dianteira proporcionada por motores de 150 kW (204 cv) com baterias de 58,3 ou 81,4 kWh, com este acumulador a proporcionar mais de 600 quilómetros de autonomia.
Resta saber se a insígnia asiática ousará lançar um modelo de produção tão audacioso quanto é este Concept Three mas basta olhar para a estética do recente Hyundai Inster para perceber que essa aposta é um "risco" bem calculado.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?
Artigos Relacionados
Estes artigos podem interessar: